$uic1dio


Por Dayse Oliari e Jonas Volpato 


Vocês já tiveram algum amigo na escola que já chegou com os pulsos cortados? Já soube de alguém, amigo, que pensou em tirar a vida, nem que fosse uma brincadeira? O mais doido disso, é que a pessoa geralmente é super legal, de boa… e ninguém desconfia que ela não está nada bem por dentro.

Lúcifer, quando estava sendo o anjo mais queridinho da cocada, ele tinha tudo. Asa do ano, coroa do ano, poderes do ano. Ele tinha família, tinha Deus o Pai cuidando, tinha os amigos mais descolados do céu que eram os anjos. Ele tinha amor, carinho, atenção, reconhecimento de todos. Viajava altos planetas, fazia músicas que ficavam nos top hits do céu e mandava todas as tendências de Deus para o universo. Ele tinha tudo, nada faltava pra ele. 

(Ez 28.13-15; Is 14.13,14) Mas quando Deus o Pai fez uma cerimônia de coroação para Jesus, Ele ficou com inveja. No céu, antes de Deus criar tudo, Ele sempre fazia essa cerimônia à medida que criava, para mostrar a todas as criaturas que Ele é o Rei e Jesus o Príncipe. Deus fazia isso para mostrar que é sempre Ele que reina, que governa acima de todos. Mesmo sabendo que isso sempre acontecia, Lúcifer queria ter o direito de ser príncipe no lugar de Jesus, só porque tinha alguns privilégios que outras criaturas.

Chegou um momento que ele cansou, se rebelou, lutou com o próprio Jesus a nível de vingadores e foi tentar fazer as coisas do jeito dele nos outros planetas, já que foi expulso do céu (Ap 12.7-9). Lúcifer tinha tudo, e mesmo assim resolveu deixar para trás, até mesmo seu nome foi mudado de Lúcifer (protetor da luz), para Satanás (mentiroso). E ele não gosta de quem tem tudo, de quem é feliz, principalmente se você aceita ser cristão. Já que tudo o que ele mais amava foi tirado, ele tenta tirar isso de você. Ele tenta tirar de você a gratidão, a alegria, a sua família, seus amigos e tudo isso. Ele usa o que é mais legal pra te destruir, porque ele já está destruído. Por isso o suicídio é uma ferramenta para você acreditar que Deus te abandonou. Por isso que o suicídio é uma mentira de Satanás (Jo 8.44). Ele usa quem mais você ama para te machucar várias vezes, para invalidar o poder de Deus. Mostrar cada vez mais que Deus é fraco, e que as coisas que Ele faz não funcionam. Por isso quando você estuda sobre o que Jesus está fazendo neste momento, você fica surpreso, porque ninguém sabe que Jesus está agorinha trabalhando pra te salvar, no santuário do céu (Hb 4.14,15). Mas o que Satanás tenta colocar na nossa mente? Que Deus está sentado, de boa, comendo pipoca só olhando a galera sofrendo no mundo de pecado. Mas isso é errado, é uma mentira. O que acontece de ruim em nossa vida nunca é culpa de Deus, muito pelo contrário ele está o tempo todo agindo para transformar o que o Diabo lança de mal sobre você em alguma coisa que vai te fazer crescer e se aproximar mais dele (Rm 8.28-29). Satanás é quem tenta alimentar a injustiça dentro de você.  

As coisas que mais interferem em nossa vida são:
  1. As leis: Lei de Newton, Lei da Gravidade, as leis de trânsito para não ter acidente, a lei de regar uma plantinha e ela crescer, a lei do seu corpo precisar beber água se não morre, etc.
  2. Deus: existem momentos que Deus interfere também, mas Ele age de forma justa no momento certo, Ele não faz nada que não combine com o caráter Dele. Deus não interfere quando existem coisas que envolvem mentira, orgulho, porque isso não combina com Ele. Ele não é como nós humanos, em fazer as coisas por impulso sem pensar, Ele age quando algo combina com o caráter justo e misericordioso dEle.
  3. Homem: às vezes Deus fala "não faz isso", mas vai lá um abençoado e faz. Aí foi o ser humano que interferiu. Por exemplo, quando alguém sabe que não pode dirigir em alta velocidade em algumas ruas onde passa gente e mesmo assim faz, sabendo do risco de morrer e matar alguém.
  4. Satanás: existem situações quando algumas pessoas são muito apegadas emocionalmente a entes queridos que já morreram, e querem consultar os mortos. Mas elas não sabem que é Satanás ou os anjos dele que estão falando, afinal, eles tem poderes para nos enganar. Está na Bíblia que quem morre, ta dormindo até Cristo voltar. Ninguém fica acordando da morte pra falar com os outros.

Tem gente que acha que o Inferno vai ser só fogo, fogo eterno. Com certeza se vocês perguntarem para algum amigo, no geral, muitos acham que aqui em baixo de onde pisamos existe um lugar quente que vai queimar todo mundo, é o lugar exclusivo para ser o inferno. Mas na verdade esse não é o ponto principal. Cada pessoa um dia vai ter sua sentença por ser teimoso, mas pior que queimar, vai ser a pressão psicológica de não ter mais Deus na sua vida. Ter a ausência de Deus é a pior coisa para uma pessoa porque a Bíblia ensina que a existência sem Deus perde o sentido (At 17.28). Por isso, Satanás quer alimentar essa ausência em você, usando seus amigos e sua família para te derrubar. Por isso que o suicídio vem da mentira, ele usa aquilo que você mais ama para te enganar e dizer que você foi abandonado. Na Bíblia, quando o povo de Israel cansava de ser obediente, faziam altas loucuras. Resumindo: “Eu quero ser livre” eles diziam. Bebiam pra valer, mexiam com droga, iam pra balada até dizer chega. Não levavam o casamento a sério, só queriam saber de ser feliz, do jeito deles. Ou, do jeito que Satanás enganava eles. Mas Deus sempre mandava profetas para avisarem: “se vocês não pararem, Deus vai tirar a proteção de vocês, e serão entregues aos inimigos”. Na hora até que eles ficavam com medinho, mas depois esqueciam e faziam tudo de novo. Até que veio um império poderoso e catou eles como escravos. Isso aconteceu várias vezes. Um deles foi a Babilônia onde tem a história de Daniel, depois os Romanos no tempo de Jesus e por aí vai… tudo porque achavam que obedecer a Deus era uma escravidão. 

Quando Satanás saiu do céu, ele foi expulso da presença de Deus. Mas o fato dele ser expulso do lugar mais incrível do universo, foi como uma prisão pra ele. E ele ficou muito incomodado, porque ele estava acostumado com as coisas bonitas do céu, e não tinha mais. Por isso ele tentou estragar os outros planetas, até que conseguiu pegar o nosso. Mesmo ele fazendo coisas erradas, ele não queria estar longe das coisas de Deus, porque a ausência de Deus é pior. Mas pensa que ele admite isso? Ele se acha o bambambam e tá nem aí. Tudo que alimenta a ausência de Deus você deve tomar muito cuidado, se sentir abandonado pelo Pai, pelo Criador de tudo, pelo dono do seu fôlego de vida, isso é pior que qualquer coisa. O suicídio é uma forma de você se sentir abandonado por Deus como se nada mais tivesse solução. Mas isso é pura mentira de Satanás. Ele é bom em mentir, Deus nunca te abandona (Rm 8.37-39). Por isso, tenham cuidado para evitar qualquer caminho que faça você longe de Deus, porque isso pode até não ser na hora, mas um dia pode tirar a coisa mais importante do mundo: a presença do Criador no seu coração. 

Se você tiver algum amigo, ou se sentir assim, saibam que isso é cilada do capiroto. Para mudar isso você tem que acreditar que Deus o ama e está do seu lado para resolver seus problemas. Basta pedir por ajuda, ser sincerão e insistir sempre. Deus ama um coração sincero e insistente. De forma alguma Ele vai abandonar um filho que pede por ajuda. Se precisar de alguém pra conversar, procure alguém de confiança mas não guarde pra si. Há sempre um jeito pra tudo.  É tempo de você se aproximar de Deus e saber que Ele ama você, ama todos nós.

P.S.: se precisar de ajuda, converse com a gente pelo whats: clique aqui. Vamos superar isso juntos. ❤️🙏🏻

Jovens Guerreiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram