Um amor de outra fé



Por Dayse Oliari 


Existem algumas pessoas que exalam tanta simpatia, carinho e inteligência que você já sente uma atração diferente, fazendo sonhar em como seria profundo se ele ou ela se convertesse pra sua fé, e os dois buscassem a Deus juntos. Uaaaau, seria um relacionamento ÉPICO e LENDÁRIO. 

No entanto, a realidade funciona diferente. É perigoso acreditar que isso funciona com qualquer pessoa. Além do mais, você não pode levar em conta que só porque a pessoa é simpática, carinhosa quer dizer que ela é perfeita em tudo. Você precisa se atentar a outros requisitos que vão ser muito mais importantes num relacionamento do que isso. Afinal, só porque você a vê na escola, por exemplo, não quer dizer que ela é assim na igreja, no trabalho ou em outras situações. É preciso analisar.

Outra coisa importante, você precisa examinar a si mesmo para entender o que o leva a se interessar por alguém de fé diferente. Existem situações onde a motivação parte da carência emocional, onde finalmente alguém lhe dá atenção que você as vezes não tem da sua família. Ou também, a visão de finalmente acabar com a solidão já que por onde você olha suas amigas todas tem um namorado. Tudo isso se torna uma distração, ou motivações mais fortes para você não se atentar aos verdadeiros sinais sobre o parceiro ideal.

O amor verdadeiro não é cego para olhar só o superficial, só aquilo que faz você se sentir bem. O amor verdadeiro é inteligente e racional para buscar evidências nos valores em que a pessoa que você gosta acredita, e faz você avaliar se esse conjunto de gostos, comportamentos e propósitos estão alinhados com os seus. O amor verdadeiro se atenta àquilo que vai alimentar um relacionamento mais permanente e duradouro, mesmo que seja um pouco mais desafiador. O amor verdadeiro é aquele que trabalha a renúncia do eu constantemente, afinal, as duas pessoas vem de contextos, visões, culturas, e hábitos diferentes. Nem sempre você vai poder fazer as coisas só do seu jeito, será preciso renunciar para manter a paz e a união. Será preciso avaliar porque vocês acreditam em algumas coisas daquele jeito e acham que não pode mudar. O amor verdadeiro só se interessa pela verdade, por aquilo que é genuíno, por isso deve haver sempre transparência de ambas as partes. Diálogo não pode faltar!

Tá, mas o que a Bíblia fala sobre gostar de alguém que não é da mesma fé? Existem alguns versículos da Bíblia que possuem um conceito que vale para várias coisas da vida, inclusive relacionamento. Vamos ler um deles que se encontra em 2 Coríntios 6:14-18.

¹⁴ Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?
¹⁵ Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente?
¹⁶ Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: "Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo".
¹⁷ Portanto, "saiam do meio deles e separem-se", diz o Senhor. "Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei"
¹⁸ "e lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas", diz o Senhor Todo-poderoso. 

Jugo era um tipo de instrumento utilizado para encaixar no pescoço dos bois, a fim deles puxarem o arado para o agricultor arar a terra. Esse instrumento não tinha chance de funcionar se o agricultor colocasse um boi forte e um fraquinho juntos. Os dois tinham que ter a mesma força juntos para puxar aquilo. Nesse contexto do versículo, a igreja de Corinto estava aceitando pessoas que não tinham os mesmos princípios cristãos, fazendo das coisas de Deus algo liberal e nada muito sério. Por esse motivo, se continuassem assim, não teriam força para levar a igreja adiante, pois o errado estava se misturando com o certo. E isso também se aplica ao relacionamento. 

Você pode ter amizade com amigos de outra fé, mas aqui a orientação é você não se misturar com práticas que vão levá-lo a se perder, pois se você não influencia, acaba sendo influenciado. O mesmo ocorre ao namorar com alguém que acredita que Deus trabalha de um jeito, e você acredita de outro, em algum momento isso vai ter um colapso e vocês não terão forças para levar o relacionamento a diante.

"Ah mas eu posso converter a pessoa, ela vai mudar se eu orar muito", lamento dizer mas isso não é garantia de que vai funcionar. E isso quando dá certo, é uma exceção, é raro, não pode fazer disso uma regra para tudo. Quem converte a pessoa é o Espírito Santo e não você. Claro que você pode influenciar, mas isso não garante nada pois só Deus sabe pra onde isso vai dar se você teimar em algo que Ele não aprova.

Se você teima em fazer isso, estará se colocando no terreno do inimigo, terá que lidar com situações de fraqueza, onde estará muito vulnerável. Se sentirá tão vulnerável que o seu racional poderá ser comprometido, levando a levar tudo para o emocional, e prejudicando seus valores de vida. "Ah mas eu amo ele", não tenho dúvida de que ama mas há coisas que você ainda não sabe que podem prejudicar seus valores. Aceitar esse desafio vai levá-lo a pagar um preço muito alto com arrependimentos para toda a vida. E isso pode afetar quando os dois tiverem alguns planos, como ter filhos, pois estarão divididos em como educá-los tendo cada um crenças diferentes.

Saiba que Deus quer te proteger, por isso Ele deu estes conselhos. Além do mais, o relacionamento da mesma fé ainda possui muitas dificuldades, pois cada um tem um jeito diferente que aprendeu cada qual com sua família, e isso uma hora sempre entra em conflito porque um acredita que tem que ser assim pois cresceu fazendo assim. E outra coisa, em nossa geração existe o dilema dos traumas emocionais que também os dois uma hora vão entrar em conflito para resolver, e isso não se resolve da noite pro dia, normalmente leva um tempinho, ou dura anos, ou até a vida. Por isso a chance de resolver é sempre renunciar o eu.

Nos momentos em que você desejar fazer coisas da sua fé e seu parceiro não, vão acontecer muitos momentos separados, e isso é a armadilha certa para dividir a família. Essa é a estratégia do inimigo. Alguns costumes culturais podem colidir. Mas também, casar com cristão não é garantia que vai dar certo. Existem falsos cristãos e poucos são os que realmente tem comunhão com Deus para ter uma fé inabalável dentro de uma família. Mas, quanto menos momentos de separação de valores para o relacionamento melhor. Quanto mais próxima a fé e a renúncia dos dois, mais força terão para levar o relacionamento a diante.

Existe outro texto bacana lá em Amós 3:3 que diz:

"Por acaso, duas pessoas viajam juntas, sem terem combinado antes?"

Mesmo que haja uma briguinha, quando os dois estão empenhados em buscar a Deus, há uma renúncia. É certo que uma hora as coisas vão se resolver pois os dois sabem que faz parte da natureza de Deus o perdão, a paciência e o amor. 

"Mas e quando a pessoa já casou com uma pessoa de outra fé?", lá em 2 Coríntios 7:10 diz:

"Aos casados dou este mandamento, não eu, mas o Senhor: Que a esposa não se separe do seu marido."

"Esposa cristã, como é que você pode ter a certeza de que não vai salvar o seu marido? E você, marido cristão, como é que você pode ter a certeza de que não vai salvar a sua esposa?" 1 Coríntios 7:16.

O conselho aqui é você evitar a separação, pois isso é pior para a família. E é isso que o inimigo quer destruir, pois a família é a base. O que deve ser feito é influenciar dentro do seu alcance o seu cônjuge e seus filhos, a fim de pelo exemplo eles verem a luz de Jesus na sua vida.

O que podemos aprender de tudo isso é que existem relacionamentos que são ruins, e são sem jugo desigual. E outros que tem jugo desigual e funcionam. Tudo deve ser conversado, mas se a Bíblia diz que é melhor evitar, é melhor ouvir o conselho porque o preço pode sair caro. Tenha sempre em mente conhecer o caráter da pessoa e da família dela antes, e sempre pensar com uma fé inteligente separando aquilo que é passageiro daquilo que é duradouro, separar aquilo que traz perdição daquilo que traz salvação. E nunca esquecer de renunciar o eu sempre, para o caráter de Jesus crescer no seu coração.

Jovens Guerreiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram