Desanimado de tudo


Por Dayse Oliari 


Existem 3 coisas que fazem nós jovens desanimar da igreja:

Ser livre para louvar 
Ser útil na igreja  
Ser acolhido

Quando a gente é criança, nasce na fé, aprendemos que as doutrinas, as pessoas, a igreja, representam o caráter de Deus aqui na terra. E aí chega um momento em que entramos em conflito porque a gente vê coisas erradas acontecendo na igreja e nada daquilo está representando Deus. Isso nos faz desanimar da fé, desanimar de batizar, porque crescemos aprendendo que essas coisas, essas pessoas são santas, e acontece de sermos machucados por essas coisas, mas essas coisas não representam Deus.

Quando estudamos sobre quem é Deus, como é sua natureza, como é o seu caráter, percebemos que Ele é extremamente complexo. Deus é criador, ao mesmo tempo que ele está criando um átomo, cuidando do maior sol do universo, Ele tá aqui com a gente. Ao mesmo tempo que ele é justo ele é misericordioso, ele corrige e ama, e ele faz isso tudo com tanta perfeição e equilíbrio que estamos longe de entender pra tentar imitar (Provérbios 3:12, Salmos 85:10-12). Quando Deus se revelava para Israel, Ele ordenou uma santidade que se comparar hoje com a gente, nós seríamos a "vergonha da profisson!" (Levítico 11:44). Quando entendemos quem Deus é, a gente fica com dó das pessoas que nos machucam, ficamos com pena dos líderes da nossa fé, ficamos com dó da gente mesmo porque todos nós estamos no mesmo barco.

Todos nós estamos na busca por representar Deus. Representar Seu caráter. E vamos continuar lutando eternamente porque nós somos criaturas, não somos o Criador. O mais próximo do caráter de Deus que vamos alcançar será fazer um compromisso de buscar a Jesus todos os dias. E esse buscar é você escolher o caráter Dele. Porque o caráter Dele é que vai ficar no lugar do nosso (Filipenses 2:13).

Quando você entende isso, você não se sente prejudicado por não poder cantar, por não se sentir útil ou por não se sentir acolhido. Porque todos somos pecadores, criaturas, e fazemos tudo errado. Ainda mais as pessoas que dizem representar Deus na Terra. Existem pastores, líderes, pessoas que amamos ou até nossos pais que esquecem de buscar Jesus constantemente e acabam nos machucando. E tudo bem, eles não são o Criador, apenas estão se esforçando na fé assim como eu e você. 

Quando você entende isso, você canta a Deus com que você pode, você é útil com o que você tem e você não se sente triste por não ser acolhido pelas pessoas porque você sabe que nunca vai ser perfeito como o Criador. Mas o seu esforço em aceitá-lo com o que você tem mesmo que imperfeito já faz com que Deus o aceite, o ame incondicionalmente. Quando você entende isso, você vai sentir tanto alívio e alegria que você não vai depender das pessoas para fortalecer sua fé. Você vai se aproximar de Deus por conta própria porque você sabe que é criatura, e eternamente você vai ter que buscar o Criador. Você não vai parar de buscar a Deus depois que ele vir, você sempre vai buscá-lo, eternamente, e aprender Dele, eternamente. 

O mais importante pra nós hoje, é escolher se queremos Jesus (Josué 24:15). Se sim, então você aceita Ele na alegria ou na tristeza, na doença ou na pobreza? Se sim, aí você faz um compromisso eterno com Ele de renúncia. Porque é o caráter Dele que vai estar no lugar do seu. E você será eternamente feliz e amado, pois é somente Dele que você vai depender todo o seu caráter, toda a sua fé, toda a sua felicidade. 

Jovens Guerreiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram