Cristão pode ir no Halloween?

Por Dayse Oliari 

Todo mundo conhece como dia das bruxas, o dia que cada um escolhe sua fantasia que mais gosta pra se divertir e compartilhar doces com os amigos. Parece algo super de boa não é? 

Mas sua origem vem de costumes antigos do povo celta, da Irlanda e no Reino Unido em geral. Eles faziam um festival chamado "Samhain" que significava "fim do verão", onde marcava o fim de um período de fartura na colheita e dava abertura ao inverno, período de difícil sustento na safra. 

Nessa passagem de estação, eles acreditavam que o véu que separa os vivos dos mortos ficava cada vez mais fino, então para se protegerem, faziam essa comemoração com fogueiras, sacrifícios de animais, uso de máscaras e roupas que remetessem aos mortos. Eles acreditavam que era a melhor época para se conversar com os mortos. 

Ao longo do tempo no período da idade média, a igreja católica decidiu converter aquele povo. Era muito comum quando a igreja chegava em um local onde havia práticas pagãs em determinadas festividades, instituía uma outra data cristã para aplicar o desapego por aquelas práticas. Assim a igreja instituiu a "véspera do dia de todos os santos" no mesmo dia do "Samhain" que na língua inglesa se falava "All Hallows’ Eve" dando a contração na língua como "Halloween". Com a imigração dos irlandeses para a América, a cultura se espalhou, e apesar dos esforços da igreja, ela se manteve resistente com uma roupagem nova. 

Em sua origem, o objetivo da festa não converge com os princípios bíblicos e o caráter de Deus. Pra começar, a Bíblia menciona que Deus abomina quem invoca os mortos(Deuteronômio 18:10-13),  a gente vive apenas uma vez e não reencarnamos em várias vidas(Isaias 14:18, Salmos 13:3). Até o próprio Jesus, é mencionado que ele foi oferecido a morte uma vez(Hebreus 9:28). Assim como diz que não é possível os mortos se comunicarem com os vivos(Isaías 8:19 e 20). E que se isso acontece, são por influências de Satanás e seus anjos(2 Coríntios 11:14-15).

"Tá mas eu não me comunico com os mortos, eu só quero ir lá e vestir uma roupa e ficar com os meus amigos”. Mas que tipo de roupa você usa? Você está usando uma roupa que está exaltando a Deus, ou que está exaltando Satanás? Você quer ir só porque todo mundo vai pra não ficar sozinho mesmo entendendo a natureza do Halloween?

As roupas que geralmente são usadas, trazem influência para a morte, escuridão e terror. Sem perceber, você está influenciando as pessoas com o pensamento de que esse terror é que deve prevalecer, sendo que fomos feitos para ser luz. Ao vestir você dá mais força e motivos para as origens e valores dessa antiga festa permanecerem, fazendo com que você crie mais uma raíz com as coisas passageiras do pecado. Sem falar que é uma porta aberta para Satanás e seus anjos trazerem mais escuridão nas áreas da sua vida.

Sendo um cristão que acredita na ressureição, na vida, nas coisas puras do céu, e na transformação que Deus pode fazer em nosso coração, o Halloween não bate com o caráter de Jesus. Por isso, você pode ir no Halloween se quiser porque tudo é permitido(1 Coríntios 6:12), você não é um robô, você pode fazer sua escolha. Mas não faz bem você ir porque o Halloween não se alinha com os princípios de Deus. Essa é uma festa no qual você estará exaltando mais a Satanás do que ao Senhor.

Que Deus te abençoe para entender a semente que alimenta a luz e as trevas na sua vida. 


Fonte: Brasil escola, G1.

 

Jovens Guerreiros

Um comentário:

Instagram