Como descobrir o seu ponto forte?



Por Gabriel Gonzalez 


Hoje eu quero falar com você sobre como descobrir seu ponto forte. A Bíblia em Salmos 139:14 tem a seguinte mensagem: “Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável, tuas obras são maravilhosas”. Quando eu falei pra vocês que iríamos descobrir o nosso ponto forte, talvez você pensou: “ah eu não tenho nenhum ponto forte, eu não sou bom em nada. Acredita que tem gente que pensa assim? Uma vez eu estava falando com uma turma de jovens e perguntei para eles: “no que vocês se destacam?” Uma menina falou assim: “Olha, eu não me destaco em nada”, “Ah mas você sabe fazer alguma coisa bem”, mas ela falou “não, não faço nada bem, tudo faço errado”. Então se você é um tipo dessa pessoa que acha que não tem nenhum ponto fonte, nenhum destaque nessa vida, então acredite na palavra de Deus em Salmos 139:14, Deus te fez de modo maravilhoso, de modo admirável!

Pois bem, agora eu quero passar uma dica para você, é muito valiosa: todos nós desempenhamos várias atividades no nosso dia a dia, e quero mostrar para você uma porcentagem: 85% de tudo o que você faz, qualquer pessoa pode fazer. Uau, isso é surpreendente né, sabe por quê? Porque são atividades de rotina, atividade que você não precisa de muito treinamento, muito conhecimento para realizar. Agora, 10% de tudo o que você faz, apenas pessoas que você treina conseguem fazer, pessoas a quem você dá um treinamento, não precisa ser um grande treinamento… Mas você explica como fazer e essas pessoas conseguem fazer. Então 10% do que você faz, pessoas com um pouco de treinamento podem fazer. Agora, 5% de tudo o que você faz, só você pode fazer. E aí que está o foco, é aqui que você deve se focar, nesse 5%. De tudo o que você faz na vida, apenas 5% são coisas que somente você pode fazer. Somente você entende, somente você tem essa característica, tem essa qualidade, somente você pode fazer isso. 

Então meu querido, se você quiser descobrir seu ponto forte, foque nesse 5%. Comece a pensar: “o que eu faço que ninguém mais pode fazer? Como eu faço as coisas em alguma determinada área que ninguém mais pode fazer?” Depois que você descobre seu 5%, e você foca nisso, e mais ninguém pode fazer, então você está descobrindo o seu ponto forte. Coisas que você não pode delegar para mais ninguém para realizar essas tarefas. Sabe, existem pessoas que descobriram seu ponto forte e se tornaram pessoas fantásticas, esse toque pessoal fez a diferença. Então quero te fazer uma pergunta: você já fez um teste vocacional? O teste vocacional é feito para descobrir qualidades que você tem que às vezes nem você sabe. É muito bom fazer um teste vocacional, te recomendo. Na internet você encontra testes vocacionais ou você pode fazer com um profissional, é melhor. Assim você descobre qual é a linha que você deve seguir de acordo com as características e habilidades com as quais você foi criado, ou criada por Deus. 

Tem pessoas que se destacam naquilo que descobriram que é seu talento, por exemplo, Ayrton Senna. O cara era muito bom em sentar num volante e dirigir, mas talvez Ayrton Senna não fosse bom em trocar uma lâmpada, talvez ele não fosse bom em falar em público. Mas quando ele sentava no volante ele fazia a diferença. Outro cara que se destacou muito foi o Martin Luther King. Ele montou uma revolução maravilhosa nos Estados Unidos. Vocês sabem que ele não era muito bom em várias coisas, ele só era bom em uma coisa: ele sabia inspirar pessoas através da sua fala. Quando ele falava, ele as emocionava, ele inspirava. Não era ele que organizava as caminhadas, não era ele que organizava as passeatas, não era ele que fazia os cartazes da revolução… Não! Ele simplesmente falava e inspirava as pessoas, e as outras pessoas iam e faziam todo restante. Entende qual é a grande sacada? A grande sacada é você descobrir qual o seu ponto forte, seu 5%. Quando você descobre isso, tudo começa a fazer diferença. 

Uma vez eu perguntei para o rapaz “e aí, você está se preparando para estudar? O que você vai ser, qual é o seu futuro, quais são seus sonhos…?” ele falou assim “ah eu quero ser médico”, eu falei “uau que legal e o que te levou a tomar esta decisão?” Ele falou assim, “ah é que médico ganha bem, ganha mais de 50 mil reais por mês”. Aí eu pensei, mas quer ser médico por dinheiro? Vai tocar em sangue e não gosta de sangue, ou ele não gosta da profissão de ser médico de verdade. Ou seja, estava escolhendo uma profissão não porque ele gostava do que essa profissão faz, mas do que essa profissão recebe como recompensa, que era um bom salário, e ele achava que seria feliz dessa forma. Agora imagina ele durante 30, 40, 50 anos todos os dias indo pro serviço que não gosta, voltando depois à noite pensando “nossa que dia péssimo”, aí quando acorda de manhã tem que trabalhar de novo. Olha, você tem que fazer aquilo que você gosta! De repente tem alguém que fala “Eu gosto de vender picolé na praia” pois então faça isso! Venda picolé na praia e seja o melhor vendedor de picolé de praia do Brasil! Você tem capacidade para isso, se destaque e faça o melhor, seja melhor, porque quando você faz aquilo que você gosta, você se torna melhor.

Nós não podemos delegar as tarefas em que não somos fortes, Deus nos criou com um propósito, Deus nos criou com essa capacidade especial de poder fazer aquilo que gostamos. Então eu te dou esse conselho, descubra o seu ponto forte e trabalhe em cima dele e você vai ter muito mais chance de ter grande sucesso na vida descobrindo aquilo que você tem nato, você já nasceu com isso. É a sua característica, é a característica que Deus te deu.

Jovens Guerreiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram