Namorar, será que estou pronto?


Por Gabriel Gonzalez 


Como decifrar qual é o momento que você está pronto para um relacionamento?

Vamos ao início lá em Gênesis, quando Adão e Eva foram criados Deus mostrou qual deveria ser o propósito de um relacionamento. Adão e Eva não foram criados ao mesmo tempo, Adão foi criado primeiro e depois de algum tempinho, Eva foi criada. Nesse espaço de tempo entre a criação de Eva, Deus encarregou de mostrar qual era o propósito do relacionamento. Então veja só, Adão foi criado e enquanto Eva não estava lá, Deus deu a Adão o trabalho, dois trabalhos na verdade. Primeiro trabalho: lavrar e guardar o jardim do Éden. Segundo trabalho: dar nome a todos os animais, e a todos eles, um por um Adão deu nome. E lavrou e guardou, fez tudo isso. Ele cumpriu essas duas missões, esses trabalhos que Deus lhe deu para só depois, estar pronto para receber uma mulher em sua vida, receber uma companheira. 

Então primeiro Deus dá a cada pessoa uma missão de vida, um propósito de vida, um trabalho para desenvolver. Ou seja, isso se chama propósito de vida. Depois que você recebe a sua missão de vida você está engajado no propósito da sua vida, só então é que Deus envia um relacionamento. E então Deus fala assim: “bom, não é bom que o homem esteja só. Eu to vendo ele trabalhando sozinho ali, então vou lhe dar uma ajudada”. E Eva veio para ajudar Adão, pois Adão já estava em missão, já estava trabalhando. Eva veio para se juntar ao trabalho que Adão já estava fazendo. Então a primeira lição que vamos aprender com isso: Missão de vida, propósito de vida vem antes de relacionamento. Antes de você relacionar com alguém você precisa estar engajado na sua missão de vida, ou outra forma de falar seria trabalho, desenvolvimento, tudo isso vem antes de relacionamento. 

Sabe o que tem acontecido? Muitas pessoas se veem no direito de assumir privilégios de uma pessoa adulta sem assumir as responsabilidades de uma pessoa adulta. E quando falo uma pessoa adulta não me refiro a uma faixa etária, mas uma pessoa que tem uma formação completa. Existem certos privilégios que uma pessoa adulta tem que só pode desfrutá-la quando suprir as responsabilidades que uma pessoa adulta tem. Quer ver um exemplo? Se você quiser ter um relacionamento com alguém, então primeiro seja alguém. E ser alguém significa ter propósito de vida ter uma missão de vida, ter um objetivo claro e trabalhar em prol disso aí. Se você não tiver isso então tá difícil…“Pai me empresta R$ 5,00 pra comprar um sorvete?”, “tudo bem filho, você vai sozinho?”, “não vou com a namorada”. Então… nessa circunstância é difícil. 

E aí achei um texto da palavra de Deus lá em Provérbios 24:27 que diz assim: “Não construa a sua casa, nem forme o seu lar até que as suas plantações estejam prontas e você esteja certo de que pode ganhar a vida”. Uau que texto fenomenal. O que significa isso? Primeiro você se preocupa com a formação da sua vida e depois você inicia um relacionamento depois que você já tem constituída a sua personalidade e o rumo da sua vida. “Gabriel, então quer dizer que eu tenho que terminar a faculdade? Quer dizer então que tenho que ter uma casa, um carro e dinheiro pra começar um relacionamento?” Não, não quer dizer isso. Significa que você tem que ter um rumo na sua vida. Por mais que você não tenha um tostão no bolso mas você já tem um projeto na sua vida, um rumo na sua vida, e está trabalhando para isso se realizar, então sim, agora você já está tendo uma missão de vida. Primeiro missão de vida, depois relacionamento.

Sabe porquê?  Porque o relacionamento tem o objetivo de ajudar, duas pessoas que se juntam para se ajudar, pra se complementar na sua missão de vida, no seu projeto de vida. Eu entendo meu projeto de vida, sei pra onde vou, ela entende seu projeto de vida, sabe pra onde ela vai, juntamos nossos projetos de vida, nossas missões de vida e constituímos um relacionamento. Porque um relacionamento de verdade não é formado por duas pessoas que queiram apenas o bem uma da outra. “Ah eu te amo, você me ama, então beleza” não! É muito mais do que isso! Um relacionamento de verdade segundo a escritora Ellen White fala, é constituído para ser uma benção para os semelhantes e uma honra para o Criador. Você influencia, você toca e é um ministério que é formado para poder abençoar as pessoas. Um casamento de verdade não tem como objetivo apenas o bem de um e outro, não é apenas suficiente amar um ao outro. Mas é constituído uma sociedade para honra e glória de Deus para impactar todo mundo que está na sua volta. E esse é o plano que Deus tem para sua vida. Então se prepare, para que quando chegue o momento de iniciar esse relacionamento, você o possa fazer de forma certa, para honra e glória do Senhor.

Jovens Guerreiros

Um comentário:

Instagram